O SIMET é um medidor de velocidade Internet completo que verifica, além de sua banda de download, diversas métricas de qualidade Internet que afetam diretamente a navegação e utilização da rede. Para que ele possa obter resultados válidos, é necessário:
  • Evitar o uso de outras aplicações ou serviços (mesmo em outros dispositivos) que façam uso de banda Internet simultaneamente com a realização do teste;
  • Caso faça uso de rede WiFi, manter o dispositivo fisicamente próximo ao roteador ou modem para reduzir possíveis interferências.

Realize o teste da sua
velocidade.​

Para real teste de velocidade desconecte os outros equipamento e permaneça apenas com o que terá o teste sendo realizado. Realize o teste com um equipamento conectado por cabo e próximo ao aparelho que realiza a conexão.

INTERROMPA AS ATUALIZAÇÕES 
Alguns aplicativos, como o antivírus, baixam atualizações periodicamente de modo automático. Certifique-se de que ele não esteja baixando nada durante o teste. Isso também vale para programas como Java, Windows Update, Flash, programas P2P, etc.

EVITE REDES SEM FIO
Testes realizados por meio de redes sem fio sofrem a influência de fatores como a criptografia dos dados trafegados, limites (throughput) do access point, interferências eletromagnéticas, entre outros.

CONECTE DIRETAMENTE NA ENTRADA DO PROVEDOR 
Qualquer equipamento entre você e o provedor de internet, como um access point que pode reduzir sua banda. Realize o teste conectando o computador diretamente ao equipamento do provedor. Outros computadores devem ser desligados ou desconectados da rede, garantindo que não haja concorrência de banda.

Mais indicadas para notebooks, as conexões wireless também podem ser utilizadas por computadores desktop, funcionando muito bem para usuários que fazem uso da internet para navegar por sites de informações e notícias, fazer buscas e pesquisas ou acessar blogs e redes sociais.

Para assistir filmes via serviços Streaming é recomendável usar conexões por cabo.

Apesar da instabilidade e das variações de sinal, as redes WiFi são uma ótima opção para famílias com mais de um laptop, empresas e escritórios onde os funcionários façam frequentemente consultas na internet.

Já as conexões via cabo Ethernet são mais recomendadas para usuários que desejem fazer atividades que requeiram uma grande taxa de transferência de dados, como downloads de grandes arquivos, jogar partidas online com múltiplos jogadores e utilizar serviços de filmes via Streaming, como o NetFlix e Youtube.

A segurança e maior estabilidade deste tipo de conexão são fundamentais para garantir a realização destas tarefas, mantendo um fluxo de informações constantes no envio e na recepção de grandes quantidades de dados.

Verificar se o PC / Tablet/celular está com o botão de conexão sem fio ligado

Acontece mais frequentemente do que a maioria gostaria de se orgulhar. Não custa nada checar antes de tentar qualquer outra solução.

Confira se você está conectado à rede

Às vezes a internet pode ter caído pelo fato de a conexão com a rede sem fio ter sido subitamente interrompida. Tente reconectar antes de tentar outra solução.

Reinicie o modem e o roteador

Pode ter acontecido alguma mudança no provedor de internet que só pode ser solucionada com um reboot do modem, ou qualquer bug no seu roteador que pode estar impedindo sua conectividade. Tire os dois da tomada por um minuto antes de plugá-los novamente e volte a tentar se conectar quando as luzes voltarem a piscar normalmente. O mesmo vale se você tiver apenas um aparelho que funciona como modem e roteador.

O sinal pode estar ruim

Se o motivo pelo qual seu acesso à internet não está funcionando como deveria é falta de sinal, você tem algumas possíveis soluções pela frente:

- Troque o roteador de posição, se possível. Tente colocá-lo em um lugar alto da casa e, de preferência, numa área central
- Observe se não há muitas interferências. Há materiais que dificultam a difusão do sinal, como concreto, tijolo e água. Ou seja: se há paredes no caminho entre o roteador, ou um aquário, o sinal fica prejudicado.
- Arrume um gadget que ajude a melhorar o sinal: há vários repetidores que ajudam a distribuir melhor o sinal pela sua casa. Se você acha que o problema é apenas falta de força do sinal, também é possível adquirir uma antena mais poderosa para solucionar o problema.

Não é possível conectar ao roteador

Há inúmeros possíveis problemas com outras tantas infinitas soluções, mas há algumas ações mais comuns que costumam dar conta do recado. Uma delas é acessar as configurações do roteador e certificar-se de que o DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) está ativado. Se não estiver, ative-o; se estiver, desative-o e ative-o novamente.
Outra possibilidade é desativar a segurança da rede e tentar conectar novamente para confirmar se é este o problema. Às vezes uma falha na criptografia WEP pode derrubar o endereço de IP.
Também há a possibilidade de interferência de sinal, vindas de telefones sem fio, sistemas de alarme, micro-ondas, entre outros. Desative-os antes de fazer uma nova tentativa.

Escolha um canal diferente no roteador

Se um vizinho, por exemplo, estiver usando seu roteador no mesmo canal que você (normalmente, o padrão de fábrica é o canal 6), vocês podem encontrar alguma interferência. Se for o caso, acesse as configurações do seu roteador e faça a mudança. Os canais recomendados são 1, 6 ou 11. Confirme as modificações e salve as configurações.

Faça o reset do roteador

Se nada der certo, você pode tentar restaurar as configurações de fábricas do roteador, mas isso significa que você terá que refazer todas as configurações da sua internet sem fio. Todos os roteadores têm um botãozinho discreto que faz esta função, normalmente em um buraquinho acessível apenas com uma agulha ou um clipe de papel. Pressione-o por algum tempo, e as configurações serão desfeitas.

Reinstale os drivers do adaptador de rede sem fio

Se o problema envolve apenas um computador, e todos os outros dispositivos funcionam na rede normalmente, pode ser hora de reinstalar os drivers do seu adaptador de rede. Procure informações no site do fabricante do seu computador (ou no site do fabricante do adaptador, se você o adquiriu separadamente). Siga as instruções do fabricantes para reinstalar o software e reinicie o computador.

Atualize o firmware do rotador

Se nada mais der certo, você provavelmente precisa atualizar o software do seu roteador. As fabricantes normalmente liberam estes updates para corrigir bugs conhecidos ou distribuir novos recursos.

A maioria dos roteadores permite fazer isso diretamente no painel de configurações via web. Se não for possível, verifique a versão do firmware, normalmente acessível nas opções de sistema. Então, vá ao site da fabricante e acesse a área de suporte ou downloads para ver se há alguma atualização para o modelo do seu dispositivo. Se sim, faça o download e siga as instruções para atualização.