Motivos que podem deixar sua rede WiFi lenta

Motivos que podem deixar sua rede WiFi lenta

O WiFi é um dos meios de conexões mais populares do mundo, principalmente para os donos de aparelhos móveis(Smartphone). Entretanto, problemas ligados à conexão wireless são muito comuns e podem estar prejudicando sua conexão sem que você perceba.
Vários fatores podem prejudicar a qualidade da internet que você tem ao utilizar uma rede wifi. Felizmente, com simples mudanças você poderá ter um sinal mais potente e confiável.

Tudo tem limite, até o sinal do seu roteador!

Casas com vários pisos e/ou paredes, é possível que o alcance do WiFi esteja bastante prejudicado. A melhor forma de solucionar nestes casos é por meio do uso de repetidores de sinal Wifi. Como primeira opção, há os repetidores de WiFi que se conectam ao roteador através de um cabo Ethernet e reenviam o sinal a dispositivos mais remotos. Esses repetidores devem estar sempre conectados por cabo ao roteador, o que pode gerar inconveniência. Se isso for um problema, há outra opção: você pode utilizar os dispositivos PLC, ligados à rede elétrica de sua casa.

A escolha do local pode melhorar muito o alcance da sua rede WiFi

Ao instalar o seu roteador wifi, você pode ter colocado o roteador em um local isolado, distante dos locais onde você mais utiliza. Por este motivo, é preciso analisar qual é o melhor lugar da sua casa para colocar o roteador. Sendo assim, coloque seu roteador no local mais livre de obstáculos e mais próximo dos locais onde você mais utiliza. A melhor estratégia é colocar o roteador em um lugar alto, pois assim o sinal se expande para baixo e para os lados e ele fica livre de objetos ao redor. Visto que o sinal se espalha por todas as direções, o mais indicado é colocá-lo no centro do cômodo. Outro ponto importante é instalá-lo no cômodo da casa onde mais irá utilizá-lo. Vale lembrar que telefones sem fio e microondas podem interferir no sinal. Por isso, o ideal é manter o roteador bem distante desses itens.

Já imaginou que outras pessoas podem estar roubando sua internet?

 Mesmo que você já possua uma senha cadastrada em sua rede sem fio, pode ser que ela tenha sido descoberta e algum vizinho oportunista esteja utilizando sua conexão, o que certamente a deixará mais lenta. Uma das melhores maneiras de se proteger é optar por um padrão de segurança mais avançado, como o WPA2. Assim como qualquer senha, ela precisa ser de difícil acesso, sempre misturando números e letras. Também é aconselhado que você altere a sequência frequentemente e, para evitar que outras pessoas identifiquem sua rede e possam tentar descobrir a senha, evite utilizar nomes que indiquem de onde é o sinal, como “WiFi do fulano”. Há ainda uma outra medida, mais radical, para limitar quem tem acesso ao seu roteador. Isso pode ser feito pelo endereço MAC da placa de rede. Funciona da seguinte maneira: o acesso ao equipamento fica completamente bloqueado, a não ser para o código MAC que foi liberado.
Fale com nosso suporte
Se mesmo depois das nossas dicas, seu wi-fi ainda continua lento e o cenário piora a cada dia, não se desespere!
Entre em contato com nosso suporte técnico, teremos o prazer em ajudá-lo!

Comments are closed.