FAQ - Perguntas Frequentes

Departamento Comercial

Departamento Técnico

Os procedimentos para a instalação da Coopera Telecom Fibra são diferentes para quem mora em casa e prédios ou condomínios, pois a instalação da fibra óptica depende da viabilidade da estrutura do local. Caso não haja viabilidade, a instalação não pode ser feita para não comprometer a fibra óptica e a estrutura da residência do cliente.

Confira abaixo os passos que os nossos técnicos precisam seguir para fazer a instalação da internet da Coopera Telecom:

Para quem mora em pequenas edificações: Se você mora em uma casa e sua região é atendida pela Coopera Telecom, o profissional da Coopera Telecom fará o lançamento da fibra da CTO no poste até a área interna da residência do cliente.

Para quem mora em prédios ou condomínios: Nossa equipe vai analisar o projeto no local que será instalado a internet. Caso seja identificado algum item que impossibilite a instalação da fibra óptica, uma nova data será agendada. Caso o problema seja na infraestrutura do prédio, o proprietário deve tomar as medidas necessárias para correção e então entrar em contato novamente com a Coopera Telecom para que possamos dar continuidade a instalação.

É importante saber
• Em condomínios que já foram previamente vistoriados ou já tem equipamentos instalados, a etapa de vistoria e/ou instalação poderá não ser realizada.
• Caso não exista viabilidade técnica para o endereço, nossa área de atendimento entrará em contato para passar as devidas informações.
• O técnico que faz a vistoria em prédios que não possuem Coopera Telecom define se a estrutura do condomínio é viável.
• Algumas etapas são negociadas e agendadas diretamente com o responsável pelo condomínio.

O prazo de instalação do serviço varia de acordo com a viabilidade técnica (em até 15 dias úteis).

Sim.
Importante:
1. A velocidade da conexão não deve ser inferior a 40% da velocidade que foi ofertada ao cliente. Ou seja, quando a prestadora oferece um pacote com velocidade de 1 Mbps, a velocidade nunca pode ser inferior a 400 kbps;
2. Considerando todas as conexões à Internet, a média mensal da velocidade não deve ser inferior a 80% da velocidade ofertada ao cliente. Ou seja, a média da velocidade ao longo do mês não pode ser inferior a 800 kbps.
De acordo com os artigos 16 a 18 da Resolução nº 574/2011 da Anatel.

E como devo realizar este teste?
Para que se possa aferir a velocidade atual do seu link de internet, clique aqui SpeedTest.

Sim. Se ocorrer cancelamento do serviço antes de 12 meses ( período do contrato ), isso implicará no pagamento de valor compensatório, conforme contrato, a título de ressarcimento dos investimentos realizados.
O valor a ser cobrado é proporcional ao tempo que falta para acabar a fidelidade.

Sim. A Coopera Telecom entrega na instalação uma ONU/Router que disponibiliza WiFi básico grátis.

Se optar pela aquisição de um roteador WI-FI, escolha um equipamento com as seguintes características:
– Interface WAN 10/100/1000Mbps com interface RJ-45 para links de acima de 100Mbps com 4 ou mais Portas LAN 10/100/1000Mbps.
– Suporte a IPV4 e IPV6.
– Se possível, frequência wi-fi 2.4GHz e 5GHz para uma melhor utilização do recurso com suporte a 802.11 /n.

Sim. O Planos Coopera Telecom não utilizam a sua linha telefônica para oferecer o serviço de Internet.

Sim. Os Planos Coopera Telecom oferecem uma conexão com a Internet 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem pagar pulsos de telefone.

Os serviços de Streaming estão entre os que mais consomem dados. A Netflix, por exemplo; estima-se que o uso de dados em seus vídeos na qualidade alta é de 25 Mbps (megabits por segundo). No entanto, para assistir filmes e séries em Ultra HD é necessário ter uma TV compatível e que disponha de resolução de tela em 4K, que por sua vez tem a qualidade superior à Full HD (1080p). Mas outros serviços de exibição de vídeos por demanda, como o YouTube, também consomem. Depois deles, algumas modalidades de games online.

Não. Você pagará apenas uma assinatura fixa mensal. Com isso, você não precisa se preocupar com o horário em que irá acessar a Internet e nem com a duração da sua conexão.
 

Sim. Utilizamos os mesmos critérios de avaliação para que seja determinada a viabilidade técnica.

Precisamos entender a necessidade de uso e quantidade de usuários que compartilham o sinal no local.
Usuários mais “convencionais”, que usam a internet principalmente para enviar e receber mensagens de texto, acessar e-mail e redes sociais e fazer pesquisas.
Os usuários “intermediários”, que fazem essas atividades somadas a serviços como o VOIP e ver alguns vídeos no YouTube, precisará de um plano com limite maior. O tipo mais afetado será o usuário que faz alto consumo de vídeos no Netflix ou substituiu a TV, aberta ou a cabo, pelo computador.

Os contratos não podem ser modificados sem que o consumidor seja comunicado da alteração e concorde com ela.

A transferência só pode ser realizada se a pessoa que está cedendo a titularidade não estiver em uma situação de inadimplência.
Em caso de óbito do titular, não haverá cobrança para executar o procedimento de transferência.
Com a transferência de titularidade, o plano de serviço deve ser mudado para um atual, caso o cliente cedente possua um plano de serviço descontinuado.

Você pode cancelar a internet da Coopera Telecom a qualquer momento na loja de segunda a sexta, das 08h às 18h. É necessário quitar todas as pendências residuais. Se o cancelamento ocorrer antes de completar os 12 meses de contrato, será cobrada multa do Desconto Fidelidade.

Verificando sua conexão através de servidores de teste, indicamos que faça o “Teste de Velocidade”, o FAST.com  (medidor do NetFlix) ou em outro medidor qualquer de sua preferência. Porém fique sempre atento para que tal verificação seja feita em servidores alocados em nosso país, de preferência em nosso estado. Caso escolha um servidor em outro país, ou continente, sua velocidade poderá sofrer grande alteração pois precisa passar por diversas redes até chegar ao servidor de teste solicitado.

Lembre-se: O teste deve ser executado via computador, conectado por cabo, para ter uma medição correta da conexão.

Adendo: Isso se deve por conta das limitações que uma rede Wi-Fi pode sofrer, o que ocorre por diversos fatores:
: por motivos de interferência de redes WiFis vizinhas que podem estar operando no mesmo canal que sua rede opera, as redes wireless comuns operam na frequência 2.4 Ghz com apenas 11 canais para operação;
: interferência eletromagnética vinda de outros equipamentos (telefones sem fios, forno micro-ondas e até babás eletrônicas);
: limitação de hardware, em notebooks, tablets e smartphones atuais existe limitação de hardware e poder de processamento, o que pode causar alteração no gerenciamento da banda wireless, interferindo na medição total de links acima de 15, 20Mbps geralmente;
: distância entre roteador e dispositivo em uso;
: números de dispositivos conectados simultaneamente;
: demanda de consumo, um equipamento apenas pode consumir boa parte do link, depende do que está sendo acessado no momento (serviço, aplicação, site, vídeo) e do link disponível.

O assinante pode solicitar a alteração e executamos ou informamos a credencial de usuário para acesso ao roteador, caso o assinante tenha conhecimento para executar a alteração. Lembramos que qualquer alteração que prejudique o funcionamento poderá acarretar cobrança para resolução do problema.

Entre em contato através do chat do site da Coopera Telecom, WhatsApp ou por telefone. Se identifique com os dados do assinante (nome completo, CPF e endereço) e solicite seu login e senha para acesso à Área do Assinante.

Se foi identificado visualmente, na rua ou dentro da residência rompimento da fibra, é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico da Coopera Telecom para abertura de um chamado técnico.
Se a ONU está em alarme (com led LOS aceso, o que pode também ser um indicativo de fibra rompida, serão adotados os procedimentos de verificação, se a constatação for positiva será aberto um chamado técnico com atendimento em até 48 horas úteis.

Sim. A Coopera Telecom entrega na instalação uma ONU/Router que disponibiliza WiFi básico grátis.

Efetue os procedimentos básicos de verificação interna “reinicie seu roteador”. Analise se os LEDs indicam normalidade, verifique se os cabos estão corretamente conectados. Eliminada a possibilidade de mau contato ou falta de energia elétrica, conecte um equipamento diretamente a porta LAN 1 do roteador da Coopera Telecom. Caso não possua cabo de rede recomendamos que minimize as conexões com wi-fi e realize o teste com apenas 1 equipamento. Se após este procedimentos não restabelecer sua conexão, entre em contato com a Central de Suporte da Coopera Telecom para abertura de um chamado técnico local com atendimento em até 48 horas úteis.

Não. Muitos fatores podem interferir na velocidade do WiFi reduzindo drasticamente o desempenho da rede por exemplo:
• Paredes entre os dispositivos, menos sinal;
• Quantidade de dispositivos conectados simultaneamente;
• Distância entre o dispositivos e o roteador;
• Bluetooth de aparelhos portáteis, micro ondas, telefones sem fio, etc.
• Outras redes WiFi (vizinhos, repetidores, outros roteadores, etc);
• Demanda de consumo, ou seja, quando um dispositivo está puxando vídeos HD ou 4K deixa a rede congestionada.

No cabo, a velocidade total da internet estará sempre disponível, por isso, a Coopera Telecom recomenda que, quando possível, os dispositivos sejam conectados por cabo (como smart TVs, computadores desktop e consoles de videogame.

Para os planos residenciais, a Coopera Telecom entrega o serviço de internet em pilha dupla (IPv4 + IPv6), sendo ambos dinâmicos e o IPv4 em CGNAT. (CGNAT pode inviabilizar determinadas tecnologias, acesso remoto DVR e câmeras, serviços P2P, servidores de jogos, etc…)
 

Sim, é possível. Se você já possui um roteador, poderá interligá-lo ao roteador da Coopera Telecom e utilizar o sinal WiFi do seu equipamento.
Para mais informações, consulte o nosso suporte pelos canais do facebook, chat ou pelo 48 3463-4858.

Sim. Por isso, para obter resultados mais precisos, o recomendado é não usar a conexão WiFi e estar com um computador isolado em sua rede e conectado por cabo enquanto o teste está em execução. Clique aqui para medir a velocidade da sua internet.

Sabia que o nosso teste de velocidade oferece um diagnóstico preciso da sua conexão de internet? Pois é ele ajuda a identificar o problema.
Conheça o Speedtest teste de velocidade mais famoso da internet.
Esse é um teste de velocidade que verifica a sua latência e velocidade de download e upload na internet. No resultado do diagnóstico, você pode ver em quantos Megabytes está a sua velocidade de download e upload e em quantos milissegundos está a sua latência.

Ficou surpreso com o resultado?
Com uma internet por fibra óptica da Coopera Telecom o resultado do seu teste de velocidade pode ser ainda melhor. Isso porque a Coopera Telecom oferece fibra óptica de ponta a ponta, ou seja, ela é conectada desde o nosso servidor até o roteador da sua casa. Assim, nós garantimos que você receba 100% da velocidade contratada e conte com todos os benefícios que só a internet por fibra óptica pode oferecer: alta velocidade e estabilidade de conexão.

Então confira os nossos planos e preços e veja como descobrir se a internet da Coopera Telecom já chegou aí no seu bairro. Para tirar suas dúvidas, é só ligar: (48) 3463-4858.

Caso esteja encontrando problemas na conexão, antes de entrar em contato, tente reiniciar seu roteador.
Tente acessar o site de outro navegador. Teste a conexão em outro dispositivo conectado a rede (celular, tablet, notebook). Também há possibilidade de ser instabilidade com o servidor do site ou serviço, tente utilizar o site downdetector.com para constatar se o serviço ou site está com problemas. Caso ainda note que esta sem conexão entre em contato pelos nossos canais de atendimento.

Verifique a conexão dos cabos de rede e energia de seus dispositivos, confirme se estão corretamente conectados. Tente reiniciar o computador e desligar e ligar seus equipamentos da tomada, mesmo no caso de Smart TVs. Realize testes com outro dispositivo ou computador, para confirmar se a Internet está funcionando. Apesar de nosso Suporte não poder auxiliar nossos clientes em questões de rede local, podemos testar nosso equipamento e a conectividade com a Internet, entre em contato.

Quando o ambiente é desfavorável à rede sem fio, com muita interferência e paredes ou compartilhado por muitos dispositivos, seu desempenho será comprometido. Recomendamos conectar todos os dispositivos que tenham porta de rede RJ45 via cabo (SmartTVs, vídeo games e computadores), deixando assim livre o WiFi apenas para dispositivos moveis.

Analisar possibilidade de aquisição de um roteador mais potente, com maior alcance e capacidade de tráfego, que pode ser instalado no mesmo ou em outro local interligado via cabo.

– Dispositivos: O tipo do roteador e os modelos dos notebooks, tablets e smartphones influenciam no desempenho da internet sem fio. Desabilite o bluetooth de smartphones e tablets quando não estiver usando. Quanto mais afastado o dispositivo estiver do roteador, menor será a velocidade atingida na rede sem fio. Quando o ambiente for muito amplo, é interessante a instalação de outros pontos de acesso conectados por cabo.

– Mais informações: A densidade das paredes de alvenaria, que usam tijolos e cimento, diminui drasticamente a potência do sinal WiFi. Quando a espessura é muito grande ou existe uma série de obstáculos a vencer, o sinal simplesmente fica sem força em um determinado ponto, impossibilitando a conexão.

Em caso de falta do sinal de internet execute os procedimentos básicos de verificação visual e manual dos equipamentos, cabos e da fonte de energia, após verificação se a indisponibilidade persistir entrar em contato imediato com a Central de Suporte da Coopera Telecom para verificação, após os procedimentos básicos de verificação se não obtivermos sucesso será aberto um chamado técnico para verificação no local, prazo para atendimento em 48 horas úteis.

Tem alguma dúvida ou está sentindo dificuldade no uso do serviço? Basta abrir um chamado técnico. Para fazer isso, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat, WhatsApp, telefone.
Anote aí o WhatsApp da Coopera Telecom: (48) 99806-0404
Telefone da equipe de suporte técnico: (48) 3463-4858

Atenção
Em muitos casos o processo de desligar o modem por cinco minutos e depois ligar ele novamente, aguardando cinco minutos, já resolve o problema de conexão sem a necessidade de entrar em contato com o suporte técnico para abrir um chamado.